quarta-feira, março 25

No momento, estou aqui!



No momento, estou aqui!


Pausei
Olhei
Constatei
Um mundo
Por entre os escombros
Da nova era.
Possibilidades
Ainda que instáveis.
Probabilidades
De uma vida
Microcósmica
Interplanetária
Eu sou eu?

Elizabeth

terça-feira, março 17

Cesar Pope - Cidadão do Mundo


Em meio ao turbilhão artístico e literário do “Canto da Cultura”, também apareciam os músicos.
Músicos que hoje são conhecidos na mídia.
Aglomeravam-se para cantar na praça... Alguns, além de cantar faziam performances...
Um deles era o Césinha Pope. Ele era muito louco! Cantava e improvisava suas performances junto com o Irael Luziano. Ele, quando vestia-se de vampiro era uma comédia.
O Césinha sumiu de são josé e foi lá para as bandas de Barcelona, Roma...mas ninguém esquece as peripécias dele...nem do seu espetáculo em frente a câmara municipal, certa vez.
Mas de vez em quando o Cesinha passa por São José para matar saudade dos campos e das flores da nossa Serra da Mantiqueira. Como diz um amigo nosso: Somos filhos da Mantiqueira!
Ele é um cidadão do mundo, está em Roma, em Barcelona, em São José dos Campos e no Rio de Janeiro, ops, no Rio? É isso aí, gente, o Cesinha aparece num vídeo onde ele canta com o mundo inteiro.

Elizabeth

O vídeo está no site do entrementes:

Veja o Vídeo >>

quarta-feira, março 4

Existe vida além da Terra?




Existe vida além da Terra?

Essa é a pergunta que não quer calar dentro da gente. E por mais evidências que temos, por mais concretas ou intuitivas que sejam, o desejo maior é a comprovação oficial de tão fascinante fenômeno.

E por isso, no dia 5 de março de 2009 um evento no mínimo extravagante e extraterreno: O lançamento do telescópio espacial Kepler. Na busca de vida fora da órbita terrestre, será lançado pela NASA, do Cabo Canaveral às 12h48. E ficará por mais de três anos fazendo pesquisa no espaço.

"Todos esperamos que existam muitos destes planetas," diz William Borucki do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia, EUA. "Se existirem por aí muitas Terras, a vida poderá ser bem mais comum do que se pensa," afirma - e talvez mesmo civilizações extraterrestres "à espera que nós a contactemos".

É a primeira vez que acontece no mundo a busca oficial da existência de vida em outros planetas. Essa busca por saber ou ver algum fenômeno extraterrestre já ocorre muito antes do que imaginamos, só que de forma alternativa. Oficialmente, os cientistas estão à busca de respostas para infindáveis questões que nós humanos, buscamos desvendar incansavelmente.

Que momento é esse que despertou desejo tão oculto e tão descarado em encontrar vida em planetas distantes, desses que orbitam estrelas além do nosso sol? Além da nossa curiosidade, existe algum outro motivo que desconhecemos?
Como diz o diretor de Astrofísica da Nasa, Jon Morse "O Kepler é um componente crucial dos esforços da Nasa para encontrar e estudar planetas com características similares às da Terra".

O Kepler é um poderoso instrumento com uma câmera digital super potente
"Se o Kepler observar um povo terrestre durante a noite a partir do espaço, poderá captar uma mudança na intensidade da luz causada por uma pessoa que passe em frente a um farol", explicou James Fanson coordenador do projeto.

"O telescópio Kepler é de fundamental importância no entendimento de que tipos de planetas formam-se ao redor de outras estrelas," diz a caçadora de exoplanetas Debra Fischer, da Universidade do Estado de São Francisco. "As descobertas que emergirem, serão usadas imediatamente para estudar as atmosferas dos exoplanetas gigantes gasosos com o Spitzer. E as estatísticas que serão compiladas nos ajudarão a traçar uma rota em direção a um pálido ponto azul como a nossa Terra, orbitando outra estrela de nossa galáxia".

O Kepler vai começar a sua busca na região de Cygnus-Lira que tem 100 mil estrelas parecidas com o sol.

Esses exoplanetas que Debra Ficher cita, são aqueles bem distantes que estão ao redor de outros sóis diferentes do nosso.
Bem, não somos os únicos no Universo...temos certezas?

Elizabeth


segunda-feira, março 2

Grupo Trem da Viração



Grupo Trem daViração

Dia dos Bruxos
31 de Outubro de 1998

Foi nessa noite que se encontraram e tocaram juntos pela primeira vez os músicos Déo Lopes (Monteiro Lobato), Márcio de Oliveira (Santa Branca), Cauíque Bonsucesso (Lorena), Marcelo Moreira (Jacareí), André Braga (São José dos Campos) e Beto Quadros (Taubaté). O que aconteceu de improviso acabou ganhando uma legião de fãs e o grupo, batizado “Trem da Viração”, título de uma das composições de Déo e Márcio, não mais parou de tocar e compor.
Os compositores do Trem da Viração Déo Lopes, Cauique Bonsucesso, Márcio de Oliveira e Beto Quadros, tem formações musicais bastante diversificadas, porém, todos eles são herdeiros de sangue da cultura popular cabocla do interior do estado de São Paulo, a maioria deles do Vale do Paraíba, e isto acabou se refletindo nas composições que fazem parte do repertório do grupo.
Suas músicas estão impregnadas de elementos rítmicos, melódicos e harmônicos presentes na cultura popular como catira, maxixe, batuque, pagode sertanejo, marchinha, congada, xote e baião, e suas letras fazem alusão a fatos e personagens passados e presentes na vida cabocla do Sudeste brasileiro, tudo isso traduzido de uma forma contemporânea e conquistando público de todas as idades.

(Release do Grupo Trem da Viração)

Para ver os detalhes acesse o site do Entrementes:

Entre no Entrementes >>

e o site do Trem da viração:

Entre no Trem da Viração >>