quinta-feira, fevereiro 19

Renato Vieira





Estava passeando na casa da minha amiga Luzia, quando ela me passou um livreto de poesia. Desses amarelados e quase artesanais. Daqueles iguais aos nossos poetas companheiros que destilaram o verbo em páginas à mão, em desenhos quase rupestres, em letras Olivetti, em gráficas amigas, em divulgações de lábios a ouvidos, em leituras de prazer e contentamento indescritíveis, mas “quase escrevíveis”. Comecei a ler e fiquei deslumbrada com o conteúdo e mais ainda com o nome da cidade da minha amiga e do autor: Heliodora!

Heliodora, nome belo e sonoro como as poesias de Renato Vieira, esse é o nome do poeta. E o livro: “Sem Roupa”

Espero que o Entrementes alcance a essência desse ser Heliodorense (ou Heliodorano?) não importa. E ao alcançar, ele entre em contato com a Nave Joseense. Enquanto ele não se manifesta, coloco aqui o mundo mágico dos seus poemas, para a sorte e deleite do mundo.

O meu desejo ao ler esse livro, era colocar todos os poemas, pois são cativantes e bonitos, mas só coloquei alguns. Li, reli e compartilho com todos as palavras derramadas por alguém que nem conheço, de uma cidade com nome incomum e que nunca tinha ouvido falar. Os poetas são seres iluminados e semelhantes em qualquer tempo ou lugar. Reconhecem-se pelas palavras que encantam e pelo brilho de seres complicados, estranhos, belos, contraditórios e sensíveis as causas humanas.


Sabemos que não somos mais do que crianças, quase inocentes.

A curiosidade nos levará a Heliodora?

Foi isso que escrevi no site Entrementes sobre o poeta Renato Vieira, que encontrei ao acaso numa estante onde estavam tantos outros livros...Pensei que o Renato, ao viajar pela WEB, encontraria a si mesmo no Entrementes...mas...
Mas, a curiosidade me levou a uma viagem virtual até Heliodora e descobri muitas coisas, entre elas, que o Poeta está vivo no coração das pessoas, mas o seu corpo físico já não está entre os humanos...já se foi para outras terras distantes!
A cidade de Heliodora fica no Sul de Minas e tem esse nome em homenagem a Bárbara Heliodora, outra poeta, esposa do Alvarenga Peixoto, o Poeta Inconfidente.

Essa é a Bárbara Heliodora

Pelas fotos, é uma cidade tranquila, com cachoeiras, poetas e muita música...









E o Renato?
O Renato é o filho dessa simpática cidade e viveu sua louca vida nesse canto e encantou o mundo com sua presença marcante, esse marcante deve ter várias tonalidades, pela tonalidade das histórias que já ouvi...mas ao ler os poemas dele, dá pra sentir a sua autêntica vida.
Pasmem, consegui uma foto do danado:



Olha o Renato aí...Poeta de Heliodora, tomando banho de cachoeira...Tem um jeito de maluco beleza.

Nessa viagem virtual encontrei também um músico que canta um poema do Renato "Copanema Ipacabana":

Escute a Música >>

Estou buscando uma análise que foi feita em cima da obra do Renato, mas ainda não encontrei, mas em breve vou colocar aqui.

Waldir Damaceno é quem está me enviando algumas informações sobre Heliodora...
Eis um vídeo dele:



Ele cita o Renato!!!

Consegui uma gravação em mp3 do próprio Renato Vieira cantando "Copanema Ipacabana"

Nenhum comentário: