segunda-feira, novembro 16

A poesia dos tambores

A poesia dos tambores no lançamento do livro de Gustavo Terra





Um sarau? Não! Muito mais que um sarau, uma festa de arte, música, poesia com o lançamento do livro de Gustavo Terra "Cantata dos Ventos".

Com a animação da poeta e musicista Mirian Cris em um sábado quente de primavera. Após o choque ocorrido na França, estes encontros são sempre mágicos, com enormes surpresas. Este teve emocionantes danças populares das mais variadas, que toca a alma de todos. E eu que nem sei diferenciar todas estas danças anunciadas pela atriz Bete Bino. As cadeiras afastadas e a dança tomou conta de nossos corpos. Lindas mulheres nas danças sagradas e populares da diversidade da cultura popular. Presença do grupo mineiro Tambolele com seus tambores.


Enfim uma festa que ao meu ver, deveria ser semanal já que a cidade possui uma enorme diversidade que vai desde a cultura erudita até a popular e este sarau sempre com gente talentosa de outros lugares do Brasil.
E toda esta diversidade encontra-se ali em um sábado por més às três horas da tarde. E enfrentamos o sono da tarde. calor, pois ali encontra-se uma celebração à vida.
 


O poeta Gustavo lança um livro mas sua presença nas artes da comunidade vem desde os anos noventa, quando trabalhava na Biblioteca Cassiano Ricardo. Mantinha contato com Ricardo Balieiro, editor do fanzine "Poesia Industrial" e Edu Planchez, na época coordenador da comissão de literatura e um dos editores do jornal LITTER. Os poemas de Gustavo sempre estavam lá publicados nestes memoráveis jornais.


E a cidade pulsa a poesia, arte popular e erudita e tudo sempre se mistura nestes incontáveis saraus realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. E o das últimas quartas-feira do mês, no Bola de Meia fazem da literatura, um encontro de gente que ama as artes seja ela poética, musical e tudo o mais que possamos imaginar. Como numa frase de Murilo Mendes, colocada na inauguração da Casa de Cultura do Dom Pedro nos anos noventa: "Enfim este fazer pulsa em nossas veias, coração, alma e mente".
E a cidade não se isola no mundo - está presente. E a liberdade destes saraus nos liberta de nossas algemas invisíveis.
Que venham outros livros de Gustavo Terra!
E a liberdade não é uma mera utopia - é algo real que se materializa nestes espaços onde a ação cultural nos toma.
A vida pulsa e a vida liberta!

Joka

João Carlos Faria







Grupo Tambolele



Nenhum comentário: