segunda-feira, novembro 16

Manhãs de poesia na cidade das palavras

 


São José teve a presença do Cearense Costa Senna abrilhantando as tradicionais manhãs musicais do Parque Vicentina Aranha.
Nos anos noventa tive o prazer de conviver com ele nas filmagens de "Urubuzão Humano" de Diomédeos Moraes. Um filme que virou lenda no cinema brasileiro. Ninguém confirma se foi concluído. Era uma proposta independente de produzir cinema em forma de cooperativa, trazida para São José, por Diogo Gomes do Ethos Núcleo de Cinema da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

E o tempo passou e agora um breve reencontro com este artista que no show com sua bela banda nos mostra a cultura Brasileira em suas váriadas vertentes. Show com um belo público participativo. Que ele volte à cidade para nos trazer mais informações sobre arte educação e todos os afins, que transformam para melhor o ser humano.

Poesia, arte e educação são os caminhos para as reais transformações de um ser humano.
Numa das suas palavras que se tivessem investido mais em arte e educação não estaríamos convivendo com uma sociedade tão desumana.
A arte ainda pode nos salvar.
Viva o poeta!

Joka

João Carlos Faria






Costa Senna

Costa Senna é cearense de Fortaleza, apesar de ter vivido parte de sua infância e adolescência no Choró Limão, região de Quixadá. Ingressou na arte em 1980 e atuou nas peças teatrais A noite seca, Barrela, Deus lhe pague e O Caldeirão. 
Em 1990 muda-se para São Paulo, onde foi um dos precursores da nova face da literatura de cordel. Escreveu O doido, viagem ao centro da Terra (adaptação do clássico de Júlio Verne), Jesus brasileiro (em parceria com Marco Haurélio), Raul Seixas entre Deus e o Diabo, Jararaca, o bandido santo, A maldita ilusão, As lágrimas de Lampião, Escreveu, não leu, o pau comeu, entre outros. Cantor e compositor, 
Costa Senna funde o universal ao regional, com influências tão inusitadas como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Belchior, Alceu Valença, o rap urbano e o repente dos grandes cantadores nordestinos. Tem gravados os CDs Moço das estrelas, Costa Senna em cena e Fábrica de unir versos. 
Humorista, fez sucesso com o espetáculo cômico Ria até cair de Costa, de grande repercussão nos anos 1990. É um dos poetas pioneiros na utilização de temas ligados à educação na literatura de cordel. Em 2008, em reconhecimento à sua atuação, Costa Senna foi indicado, pela Câmara Municipal de São Paulo, para receber o título de Cidadão Paulistano. 


Bibliografia
O Doido – Editora Paulinas ( esgotado )
O Raulseixismo – Editora Sampa ( esgotado )
O Casamento da Chapeuzinho Vermelho – Editora Anita Garibaldi ( esgotado )

Literatura de Cordel

Lampião e Seu Escudo Invisível – Editora Luzeiro
A Maldita Ilusão – Editora Luzeiro
Viagem ao Centro da Terra – Editora Nova Alexandria
Cordéis independentes
Água a Mãe da Vida.
QuatroTemas Sociais.
Os milagres dos Números.
Criança Que Bicho é Esse?

Cds de músicas

Moço Das Estrelas – esgotado.
Fábrica de UnirVersos
Cante Esse Refrão Por aí.
Cd de poesia
Costa Senna em Cena.



Pesquisa:
http://www.camaradolivro.com.br/autores_det.php?id=96



Nenhum comentário: